“Plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.” – Shakespeare
Quantas vezes ficamos aguardando até que alguém venha e resolva as situações por nós? E quando isso não acontece, reclamamos e buscamos um culpado para assumir a responsabilidade pelo que deu errado, pelas escolhas problemáticas, pelas indefinições, pela estagnação. Sempre alguém de fora que poderia ter tomado outras decisões, poderia ter sido mais ativo, poderia ter respeitado mais as nossas necessidades.
Achar alguém em quem colocar a culpa dos desastres da vida é muito fácil. Difícil mesmo é enxergar que por trás do que acontece estamos nós também lá. Nós, em nossas escolhas, assim como em nossas faltas de escolhas.
Relacionamentos acontecem na relação, esta composta por duas ou mais pessoas que se relacionam. Logo, se algo não se dá como queremos na relação, estamos também nós implicados.
Sejamos responsáveis por nossas escolhas e, em vez de nos escondermos atrás das atitudes passivas de espera e reclamações, assumamos nosso papel ativo e de protagonistas de nossa própria vida. Ninguém mais pode fazer isso por nós.