O que aprendi atendendo pacientes em mais de 10 países

Diferenças e Semelhanças
Trabalhar no atendimento a expatriados é uma riqueza. Todos os dias, tenho a oportunidade de me conectar com pacientes de mais de 10 países, que lidam com aspectos da multiculturalidade em seu dia a dia. 

Diversidade Cultural
Cada país, cada comunidade e cada indivíduo traz consigo uma riqueza de tradições, valores e perspectivas. A diversidade cultural é como um mosaico colorido, onde cada peça contribui para a beleza do todo. Valorizo e aprendo com essa diversidade todos os dias!

Diferenças Culturais
Diferenças culturais podem ser desafiadoras, mas também trazem grandes oportunidades de crescimento. Elas me ensinam a questionar minhas próprias crenças, a ver o mundo sob novas lentes e a desenvolver empatia. Quando um paciente compartilha suas tradições, rituais ou histórias, ou quando comenta quão diferentes estas são das que ele vivencia em outro país, é uma chance de podermos expandir horizontes e construir pontes entre culturas.

Similaridades Humanas
Apesar das diferenças culturais, todos nós compartilhamos uma humanidade comum. Somos seres emocionais, buscando conexão, compreensão e significado. A alegria, a tristeza, o amor e o medo não têm fronteiras. Testemunho essas emoções universais em meus pacientes, independentemente de sua origem ou de onde residem atualmente. Somos todos humanos!

Cada sessão é uma oportunidade de aprender, crescer, nutrir conexões e compartilhar sentimentos. Se você passa pela vivência da expatriação, conversar sobre com um profissional pode ser muito enriquecedor.


Sobre a autora

Regina Gauer

Regina Gauer é psicóloga clínica formada pela PUC-SP. Atende adultos em psicoterapia online e presencial em sua clínica na Vila Olímpia.