E ainda assim é possível encontrar caminhos para florescer.
Muitos são os desafios ao longo do caminho. Passamos por situações incômodas, desagradáveis, muitas vezes traumáticas. Mas nosso passado não precisa ser o único determinante de nosso futuro. Com ajuda profissional, é possível revisitar a sua história e encontrar novos caminhos e possibilidades.
Carregamos nossas cicatrizes
Nossa história nos marca profundamente. As feridas do passado ficam como cicatrizes, que carregamos ao longo da vida. Às vezes doem, às vezes nos lembram de períodos difíceis. Como cicatrizes, não vão embora. Podem ficar mais suaves, menos visíveis, menos doloridas. Mas sempre estão lá, como lembrança do que um dia aconteceu.
História não é destino – Cyrulnik
Apesar da dor, ainda assim, é possível juntar os cacos que sobraram e reconstruir novas possibilidades de existência. Boris Cyrulnik, estudioso da área de resiliência, afirma que não existe ferida que não possa ser tratada. Uma parte infeliz da sua história não precisa determinar todo o restante da sua vida.
Recordar, Repetir, Elaborar – Freud
Revisitar a sua história acompanhado por um profissional é uma maneira de trabalhar as tantas situações indesejadas que acontecem na vida, desde relacionamentos amorosos que repetem padrões tóxicos a sentimentos de baixa autoestima que insistem em te sabotar. Seguindo os estudos de Freud, através da terapia é possível enfrentar a tendência à repetição dos velhos padrões, elaborando as questões traumáticas e criando novas saídas.
Seja responsável pelas suas escolhas
Lidar com tudo o que aconteceu com você é uma forma madura de elaborar o passado e abrir caminho para novas possibilidades de vida. Somos responsáveis pelo que decidimos fazer com aquilo que fizeram de nós.
Como a terapia pode me ajudar?
Você é capaz de encontrar forças para lidar com todas essas dificuldades e se fortalecer para seguir seu próprio caminho. O processo de psicoterapia permite olhar para essas cicatrizes em um ambiente seguro e desenvolver novas formas de lidar com elas.
Outros caminhos são possíveis. Vamos juntos?
Sou Regina Gauer, psicóloga clínica. Faço atendimento psicológico presencial e também online. Quer saber mais sobre terapia? Mande uma mensagem e vamos conversar!