Em um mundo no qual consumir é a palavra de ordem, muitas vezes temos a sensação de que nossa identidade passa pelo constante julgamento do outro, que define o que devemos ter, como devemos nos vestir e onde devemos ir, entre tantas outras coisas.
As crianças olham para seus pais e para seus comportamentos para construir sua própria identidade. O modo como os pais encaram as constantes demandas da sociedade e respondem a elas impacta diretamente como seus filhos também responderão a elas.
Para conseguir construir limites saudáveis é primeiro necessário que os próprios adultos tenham para si mesmos esses limites. Saber impor limites ao imperativo incansável do consumo, ao tempo gasto nas telas e nas redes sociais, ao consumo de bebidas e à alimentação desregrada. Sem estes para si mesmos, como seria possível ensinar aos filhos?
Crianças sem limites crescem com mais dificuldades, usualmente mais agitadas, birrentas e inseguras. Para dar limites saudáveis a seus filhos, que tal começar por você mesmo?