Carga Mental

“Preciso lembrar de comprar leite, mandar arrumar o armário da cozinha que quebrou, avisar o porteiro sobre a encomenda que vai chegar, pedir para meu filho deixar um bilhete com a professora da escola, entregar a apresentação da reunião de segunda, comprar mais fraldas para o bebê, mandar fazer uma cópia da chave da casa da minha mãe, ligar para o dermatologista….”

Quantas vezes a lista de tarefas a fazer fica rodando na sua cabeça por dia? Estamos cada vez mais sobrecarregados com uma interminável quantidade de obrigações, cobranças alheias e pressão para performar a cada segundo. Entre uma reunião online, uma troca de fraldas e uma passada no supermercado, a sensação de incompetência e incapacidade para lidar com tantas obrigações é o que sobra no final do dia.

Entre um breakdown e outro nós perguntamos: o quanto de tudo isso é realmente necessário? Preciso mesmo abraçar o mundo? É possível delegar tarefas? Dá para reestruturar tarefas e repensar como as coisas são feitas?

É impossível dar conta de tudo. Sobrecarga, cobrança e sentimento de incapacidade são resultado de tentar abraçar o mundo e fazer mais do que é saudável.  Observar as demandas e compreender o que é realmente necessário é um exercício diário. Dividir responsabilidades com a família, rede de apoio e profissionais capacitados pode ser um caminho para aliviar a pesada carga mental que carregamos, permitindo que outros nos ajudem a trilhar um caminho pessoal e profissional mais leve. 


Sobre a autora

Regina Gauer

Regina Gauer é psicóloga clínica formada pela PUC-SP. Atende adultos em psicoterapia online e presencial em sua clínica na Vila Olímpia.