A maldição do Oscar

Sucesso na carreira, dificuldades nos relacionamentos. Seu companheiro tem dificuldades em lidar com seu sucesso profissional? 

São comuns os casos de mulheres bem sucedidas que têm dificuldades nos relacionamentos amorosos. Elas encontram parceiros que reclamam de falta de atenção e de amor, não aceitam suas viagens de negócios, traem suas companheiras e até mesmo as agridem fisicamente. Muitas profissionais acabam escolhendo não ir em frente na carreira, nem aceitar novas promoções, para evitar que seus casamentos afundem.

“A maldição do Oscar ou o preço do desenvolvimento da mulher” é o título de um artigo publicado pela pesquisadora Dra. Denise Ramos, no qual ela explora a temática da rejeição, traição e violência que vêm do medo masculino frente ao poder feminino

No artigo, ela mostra que o sucesso profissional feminino maior que o do companheiro pode desestabilizar o relacionamento, levando a maiores riscos de divórcio, traições e violência. Pesquisas mostram também que a auto-estima dos parceiros é mais baixa quando as mulheres são mais bem sucedidas, levando a maior infelicidade no relacionamento.

Como fugir dessas armadilhas?

Perceber este problema é o primeiro passo para poder mudar. Incentivar o desenvolvimento profissional do companheiro, valorizando-o, e ajudá-lo a perceber seu comportamento podem ser os primeiros passos de uma mudança de atitude. A terapia, tanto individual quanto de casal, também é uma grande aliada na construção de relacionamentos mais equilibrados e autênticos. 

Você percebe isso acontecendo à sua volta? Já aconteceu com você?

Fonte: Ramos, D. G. The ‘Oscar curse’ or the price of women’s development. Journal of Analytical Psychology, 67, 1, 261–274, 2022.


Sobre a autora

Regina Gauer

Regina Gauer é psicóloga clínica formada pela PUC-SP. Atende adultos em psicoterapia online e presencial em sua clínica na Vila Olímpia.